31/08/2021

Como ser mais sustentável no dia a dia

Sabia que o Brasil recicla somente 3% de todo o lixo que produz, enquanto há estudos que indicam que cerca de 30% dos resíduos poderiam ser, efetivamente, reciclados e reaproveitados pela sociedade?

Quando falamos de reciclagem e sustentabilidade, pode até parecer que tudo isso aconteça longe de nossas casas, trabalhos e de nossa rotina em geral.

Mas a busca por um mundo ecologicamente mais correto começa exatamente perto de nós. Você já parou para pensar em quantos resíduos descarta diariamente?

Como sociedade, somos o 4º país do mundo no ranking de maiores produtores de lixo. Produzimos quase 80 milhões de toneladas por ano e, em cerca de dez anos, a quantidade de resíduos por aqui aumentou em 18,6%.

A questão da quantidade é importante, já que todo esse material vai parar em algum lugar. O lixo não desaparece só porque as pessoas não sabem para onde ele vai.

Mas, tão importante quanto as quantidades, está a forma como descartamos os resíduos. Por isso, hoje trouxemos dicas para você ser mais sustentável no dia a dia separando suas latas de aço. Confira:

#01 Menos embalagens plásticas na sua vida (e no planeta)

Quando você vai ao supermercado, é muito comum que, já na compra, esteja consumindo mais plástico do que o necessário.

Em primeiro lugar, será que é preciso separar cada tipo de produtos por sacola, ou algumas coisas poderiam ir juntas, até completar a capacidade de cada sacola? E será que você realmente precisa de sacolas plásticas descartáveis?

Dá para usar tanto as bolsas de feira ou simplesmente consultar se o estabelecimento não disponibiliza caixas de papelão vazias, nas quais você pode colocar todas as compras e, de quebra, deixar tudo mais protegido durante a viagem para casa.

Ao invés de comprar o mesmo produto fracionado em recipientes menores, leve unidades com maior volume. Também é interessante consumir marcas que permitam o reaproveitamento de recipientes. Assim, o consumo de embalagens se torna menor e você evita gerar resíduo desnecessário em casa.

#02 Entenda o valor existente nos resíduos descartáveis

Quando citamos o exercício de começar a separar o lixo e comparar a diferença de volume entre os resíduos orgânicos e inorgânicos, o objetivo é fazer você perceber o quanto deixa de reciclar.

Mas é importante também entender o valor que o lixo reciclável pode ter no mercado de resíduos. Quando pensamos, por exemplo, nas latas de aço e tudo que contém metais em sua composição, há cooperativas, programas e associações que podem se beneficiar disso.

Funciona assim: os catadores recolhem o acumulado pelas coletas seletivas de condomínios, bairros, empresas, dentre outros. Após recolher o material, eles triam e separam as embalagens, como no caso das latas de aço. As embalagens de aço são encaminhadas, então, para as usinas siderúrgicas, as quais reciclam as latas e as transformam em novo aço.

No Brasil, 30% dos resíduos são embalagens e, destes, cerca de 2% são latas de aço. Programas como o Prolata estão aproveitando todo o potencial deste tipo de descarte para mudar a vida de centenas de pessoas, além de ajudar o meio ambiente.

Ou seja: tem gente que ganha a vida aproveitando o que a sociedade descarta. Se nos conscientizarmos disso, podemos colaborar para essa rede de preservação do meio ambiente e criar as condições, desde nossas casas, para que os materiais possam ser aproveitados.

#03 Compre orgânicos, descarte menos, reaproveite mais

A cadeia produtiva de alguns produtos que consumimos tem impacto direto na quantidade de resíduos que a sociedade gera.

Se você comprar orgânicos, por exemplo, estará consumindo um produto que produz muito menos resíduos em sua indústria (menos agrotóxicos, menos máquinas usadas no processo, menos embalagens para disponibilização em prateleiras).

Outra excelente iniciativa é fazer com que os alimentos rendam mais. Excedentes de comidas podem ser reaproveitados nos dias seguintes e para novas receitas.

Com isso, você talvez não tenha que cozinhar de novo, não gaste mais energia, evite o uso de mais água para lavar os utensílios da cocção, deixe de abrir novas embalagens etc.

O lixo costuma ser pensado como algo pontual. Mas é preciso entender que toda e cada coisa que consumimos tem um ciclo de produção, consumo e descarte.

Nós podemos ser mais sustentáveis pensando em cada etapa desses ciclos e escolhendo com consciência o tempo todo. Isso começa na seleção do que queremos consumir, na forma como lidamos com esse consumo e no que fazemos na hora de finalmente jogar fora o que não serve mais.

#04 Separe suas latas de aço

O aço é um material 100% reciclável. Por outro lado, quando lançado na natureza, leva em média 5 anos para se degradar, de acordo com estudo realizado pelo CETEA (Centro de Tecnologia de Embalagens), porém o material é perdido gerando maior impacto ambiental na produção de novo aço a partir de matéria prima virgem.

Nesse sentido, o melhor destino para as latas de aço é a reciclagem, já que, ao serem enviadas para centros de coleta seletiva, suas latas de aço podem ser totalmente reaproveitadas na fabricação de outros materiais.

Atualmente, cerca de 47% das latas circulando no mercado vêm de processos de reciclagem. Ou seja, podemos reciclar muito mais. Por isso, uma das formas de você se tornar mais sustentável no dia a dia é juntando as latas de alimentos, tintas e outros produtos e destinando para a reciclagem.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que as fabricantes de latas de aço, dentre outras indústrias, se encarreguem de fazer com que seus produtos retornem à origem e sejam devidamente reciclados.

Mas, sozinhas, essas empresas têm pouco poder de reaver as latas de aço. Afinal, quem as usa somos nós, consumidores. Por esse motivo, é fundamental que você se engaje nesta causa e motive seus amigos e familiares a recolher as latas de aço e entregá-las voluntariamente a quem pode fazer essa logística reversa. Em outras palavras, devolver essas latas aos fabricantes.

Quer saber como esse processo de logística reversa acontece? Acesse nosso site e saiba tudo sobre a circularidade do aço!