O Universo da Reciclagem

A reciclagem do aço é tão antiga quanto a própria história da utilização do metal. O aço é o material mais reciclado no mundo.

Mais de 385 milhões de toneladas são recicladas no planeta por ano. Só no Brasil cerca de 200mil toneladas de latas de aço pós consumo retornam para o processo de reciclagem e mais de 9 milhões de toneladas de aço pós consumo são transformadas em novo aço.

O mercado de sucata de aço é bastante sólido, pois as indústrias siderúrgicas precisam do material pós consumo para fazerem um novo aço, ou seja, cada usina siderúrgica é também uma planta recicladora.

O principal mercado associado à reciclagem de aço é formado pelas aciarias, que derretem a sucata nos altos fornos e transformam-na em novas chapas de aço. O interessante é que o aço para reciclagem não precisa ser totalmente livre de contaminantes, já que o próprio processo é capaz de eliminá-los.

Quanto é reciclado?

Cerca de 47% do total das latas de aço consumidas no Brasil são recicladas. Isso representa quase 200 mil toneladas de latas de aço pós consumo retornando para o processo de fabricação de novo aço. Este índice vem aumentando devido a ampliação de programas de logística reversa, como o Prolata, e educação ambiental.

No índice geral de 47% incluem-se latas de alimentos como ervilha, milho, achocolatados, leite em pó e sardinha, tintas, massa corrida e outros produtos.

Na Europa, países como Alemanha e Bélgica reciclam mais de 90% de todas as latas de aço

O ciclo da reciclagem

Depois de separadas do lixo, por processo manual ou através de separadores eletromagnéticos, as latas de aço passam por um processo de limpeza em peneiras para a retirada de terra e de outros contaminantes.

Em seguida, são prensadas em fardos para facilitar o transporte nos caminhões até as indústrias recicladoras (siderúrgicas). Ao chegar na usina de fundição a sucata vai para fornos elétricos ou a oxigênio, aquecidos, em média, a 1550 graus centígrados. Após atingir o ponto de fusão e chegar ao estado de líquido fumegante, o material é moldado em tarugos e placas metálicas, que serão cortados na forma de chapas de aço.

A sucata demora somente um dia para ser reprocessada e transformada novamente em lâminas de aço usadas por vários setores industriais – das montadoras de automóveis às fábricas de embalagens. O material pode ser reciclado infinitas vezes, sem causar perdas mecânicas, como dureza e resistência, ou prejudicar a qualidade.

A lata de aço é 100% reciclável, ou seja, a lata que você descarta seletivamente pode voltar infinitas vezes à sua casa, em forma de tesoura, maçaneta, arame, automóvel, geladeira ou até mesmo uma nova lata.